SR Automação entrega planta autônoma de preparo de massa

Empresa catarinense de automação entrega processo simplificado para o operacional seguindo conceitos da Indústria 4.0

A SR Automação entregou, neste mês, o projeto de automação do preparo de massa para uma fabricante de papel no Paraná. A empresa catarinense de automação industrial possui uma parceria de longa data com a Piquiri Papéis, que agora se consolida com a entrega de uma planta totalmente autônoma.

O escopo contemplou automação inteiramente nova, abrangendo instrumentação inteligente, painéis para CCM, painéis de campo para comando e QTA específico. O fornecimento incluiu acionamento via inversores ABB ACS580 e ACS380 – podendo exercer maior controle sobre o processo em comparativo a usual aplicação de softstarters; automação e controle via PLC ABB AC500, supervisão e controle via IHM ABB e monitoramento do fluxo de energia do CCM por meio dos componentes da divisão de eletrificação da ABB.

Salienta-se que no caso do QTM (Quadro de Transferência Manual), foi possível implementar um projeto 100% ABB, contando com painéis, componentes de eletrificação e monitoramento de energia da gigante de tecnologia. Vale reforçar que a SR é a única do segmento e Partner Solution ABB a oferecer solução 100% ABB aos seus clientes (Drives, PLC e EL).

A fabricante, que trabalha com matéria-prima 100% reciclada, recebeu software de controle avançado desenvolvido especificamente para seu processo, no qual contando com instrumentação inteligente, foi possível entregar uma planta autônoma, facilitando a operação e garantindo fluxo de processos conforme a demanda.

Em visita técnica de acompanhamento pós start-up, foi possível notar economia de energia calculada na casa dos 22%. Isso se deve ao uso de inversores ABB para acionamento de todos as unidades funcionais da planta.

Compartilhe esse artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Entre em contato