Contando com ampla experiência em execução de projetos via PLC ABB AC500 V2, foi entregue a primeira automação de rebobinadeira na nova versão de PLC ABB, AC500 V3.
A SR Automação Industrial, em maio de 2023 entregou o projeto de automação da nova rebobinadeira da Bonet Madeiras e Papéis – Divisão Papéis, localizada em Timbó Grande – SC, possibilitando um processo mais estável, padronizado e linear, impactando diretamente na eficácia da produção.
Seguindo padrão de execução rápida e funcional SR, o projeto teve tempo de comissionamento e startup finalizado em apenas 72 horas, realizado sem parada geral, durante operação da fábrica.
O escopo contemplou painéis de campo para comando, CCM e console de comando para operação, bem como motores IR3 ABB. Incluindo acionamento via inversores ABB ACS880, único no mercado com a tecnologia DTC (controle de torque direto); automação e controle via PLC ABB AC500 V3; supervisão e controle via IHM ABB; e chaparia, proteção, distribuição e monitoramento através dos componentes da divisão de eletrificação da ABB. Vale ressaltar que a SR é a única do segmento e Partner Solution ABB a oferecer solução 100% ABB aos seus clientes (Drives, PLC e EL).
A Divisão Papéis da Bonet, produtora de papel cartão, proveniente de matéria-prima reciclada, recebeu software de controle desenvolvido especificamente para seu processo de conversão, podendo realizar os controles por velocidade ou torque, aproveitando a tecnologia exclusiva dos inversores ABB ACS880.
“Apesar de não estar mais acompanhando a rebobinadeira, sei que houve ganho considerável na densidade da bobina. A uniformidade do corte também melhorou muito em relação a rebobinadeira anterior, o que reduziu o problema de “amarrar as bobinas”. Também, a rebobinadeira com o nível de automação implementado, simplificou as atividades dos operadores, repercutindo na redução de perdas geradas neste equipamento.” Comentou Valério E. Queiroz, da Bonet Papéis.
“É de extrema importância para nós, podermos trabalhar com fornecedores que implementem não apenas alta tecnologia em seus componentes, mas também pilares de sustentabilidade e Indústria 4.0. Trabalhando com o conjunto de acionamento formado por motor ABB IR3 e inversor ABB ACS880, podemos observar nitidamente o impacto em eficiência energética, enquanto a produção ganha com estabilidade e linearidade, tendo em tempo real, acesso a informações pertinentes ao processo e seus componentes. E, vale ressaltar, que a etapa de rebobinagem e corte em bolachas é um ponto extremamente crítico na fabricação de papel.” Ressaltou Paola Sardá, da SR Automação Industrial.